Por ADUANEIRAS
Ligeira, Fernanda Letícia da Silva, 25, sobe a escada estirada na lateral do graneleiro de bandeira norueguesa MV Ogma. Com voz firme, assume o controle do transatlântico que ruma para a China. São 100 mil toneladas, sendo 64 mil de soja.
Fernanda começa a fazer história. É a primeira mulher a ser treinada para a função de prático no maior porto do país. Sob a supervisão de Orlando Couto Junior, prático já experiente, e acompanhada por Andreas Adornado, filipino comandante do MV Ogma, ela começa a orientar as manobras de três rebocadores para afastar o navio do cais e virá-lo 180 graus para deixar o estuário santista.
A reportagem da Folha acompanhou a 117ª manobra da praticante de prático. Antes de embarcar sozinha num navio, terá de cumprir 700 manobras diurnas e noturnas, além de realizar uma prova final na Marinha.
Antes, a primeira oficial de náutica, formada pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, trabalhava na recuperação de gasodutos destruídos pelo furacão Katrina, que atingiu os EUA em agosto de 2005.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário