O Príncipe Philippe da Bélgica liderará uma missão econômica belga que visitará o Porto de Santos no próximo dia 18 de maio, às 10h30, para conhecer os projetos de expansão e, mais especificamente, o projeto que a DEME-DEC (DEME Environmental Contractors) está desenvolvendo com o objetivo de recuperar área degradada na Alemoa para construção do novo terminal multimodal da Brasil Terminal Portuário (BTP). A missão será recepcionada pela diretoria da CODESP no edifício-sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº (Portão 23), bairro do Macuco, Santos. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, também estará recepcionando a delegação na sede da CODESP.
O Presidente da CODESP, José Roberto Correia Serra, apresentará à missão belga os investimentos em infraestrutura previstos para o Porto de Santos e a DEME mostrará o projeto e as obras de recuperação do solo já implementadas na área da BTP.
MISSÃO
Integram a delegação, composta por 61 pessoas, o Ministro de Estado, Jos Chabert, o Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, e os presidentes das autoridades portuárias de Antuérpia e Ghent, respectivamente, Eddy Bruyninckx e Daan Schalck.
A missão econômica chega ao Brasil entre os dias 16 e 21 de maio, organizada pela Agência de Comércio Exterior belga, as organizações regionais que promovem o comércio exterior (AWEX – Agência Valã para a Exportação e o Investimento; Brussels Export; e Flanders Investment & Trade), e o Ministério das Relações Exteriores belga, o qual coordena os aspectos políticos do programa.
Esta é a segunda missão econômica belga ao Brasil em menos de cinco anos, e despertou considerável interesse na comunidade empresarial da Bélgica. Aproximadamente 150 companhias se registraram na missão, representadas por mais de 220 empresários. Este grande número de participantes mostra a vontade da comunidade de negócios belga de estabelecer e/ou aprofundar relações com seus homólogos brasileiros. É também notável a participação de todas as principais universidades belgas, que dão seguimento à visita de várias universidades brasileiras à Bélgica no ano passado. Somando-se a estes os oficiais e a imprensa belgas, totalizando 298 pessoas.
Os projetos em áreas de transporte e de infraestruturas de esporte assegurarão a habilidade do Brasil em receber com sucesso os maiores eventos esportivos do mundo, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio. Esses dois principais eventos estarão em foco durante a missão econômica belga, uma vez que o Clube de Tecnologia de Esportes belga organizará mesas redondas sobre infraestrutura esportiva. Outros setores que estarão em evidência durante a missão são os setores químico, energético, de agronegócios, da saúde, e o setor audiovisual.
A delegação de Reitores e importantes acadêmicos de universidades belgas terão um papel ativo no seminário sobre “University Industrial Research” organizado por WBI-CIRI (Wallonia Brussels International) e terá encontros com homólogos, assim como com a Presidência da CAPES.
Durante a missão, a delegação belga ficará em sua maior parte em São Paulo e Rio de Janeiro. No dia 20 de maio o Príncipe Philippe terá um encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, onde vários acordos serão assinados entre autoridades belgas e brasileiras.
A delegação de empresários viajará adicionalmente a Belo Horizonte para contatos de negócios. Durante toda a missão ocorrerão contatos business-to-business, com base em um extenso programa preparado pelas agências regionais de comércio exterior.
O Príncipe Philippe e a delegação de empresários belgas também farão contatos com os principais atores da economia brasileira, através de reuniões organizadas com a FIESP, a UNICA e a CSN. No Rio de Janeiro, uma visita e contatos de negócios serão organizados com a TV Globo. Contatos oficiais com os Governadores e Prefeitos, tanto de São Paulo quanto do Rio, serão uma oportunidade para as companhias belgas receberem em primeira mão informações sobre projetos brasileiros e para avaliarem sua participação neles.
De acordo com a base de dados da Agência de Comércio Exterior belga, 1.065 companhias belgas exportam atualmente para o Brasil. O Brasil é o 25º cliente da Bélgica e seu 21º fornecedor (dados de 2009). As exportações belgas ao Brasil totalizaram 1.472,8 milhões de euros em 2009 e as importações alcançaram 1.826,5 milhões de euros. A missão econômica presidida pelo Príncipe Philippe vem dar novo impulso às relações comerciais entre os dois países.
Assessoria de Comunicação Social
Companhia Docas do Estado de São Paulo
Porto de Santos
Tel.: (13) 3202-6565 ramal 2392 ou 2753
14/05/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário