PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Secretaria Especial de Portos
BARNABÈ- BAGRES: ASSINATURA DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO
O Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP) firmou na última terça-feira, (19/05), juntamente com diversos outros acordos assinados sobre a cooperação sino-brasileira durante a visita do Presidente Lula à República Popular da China, Memorando de Entendimento com o Ministério dos Transportes chinês sobre cooperação bilateral na área de portos marítimos.
O referido documento tem como principal objetivo a troca de experiências e melhores práticas nas áreas de planejamento, construção e operação de portos marítimos, proteção ambiental, políticas e regulamentações no desenvolvimento portuário entre outras áreas mutuamente acordadas.
As partes também acordaram que a cooperação bilateral na expansão do Porto de Santos será o projeto inicial para a implementação do Memorando de Entendimento, o que complementa os estudos que vem sendo desenvolvidos com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para a expansão do Porto e conseqüente atendimento da crescente demanda que vem sendo verificada.
Como anexo ao referido Memorando, foi incluído um Protocolo de Intenções visando analisar as diversas alternativas de ampliação do Porto de Santos, dentre as quais se destaca o Projeto Barnabé-Bagres, o qual foi sinalizado pelo lado Chinês como de especial atenção inclusive, caso de interesse do Governo Brasileiro, no financiamento das obras de implantação.
Nos próximos dias e após o retorno do Ministro ao Brasil, haverá uma troca de correspondências entre os Ministérios signatários, com vista a indicar os coordenadores dos referidos documentos, os quais deverão elaborar um Plano de Trabalho que sinalizara as ações a serem desenvolvidas ao longo dos próximos meses.
Andrezza Barros – Assessoria de Imprensa – SEP(61) 9994 8791
NOTA ASSESSORIA DE IMPRENSA - CONSÓRCIO DRAGA BRASIL
O projeto Barnabé-Bagres foi desenvolvido para a CODESP em 1999 pela DTA Engenharia, uma das empresas que compõem o Consórcio Draga Brasil. A concepção do complexo portuário em dársena (a exemplo do Porto de Hong Kong) "permite maior eficiência com melhor integração dos modais aumentano o perímetro de atracação das embarcações", ressalta João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário