POR GUIA MARÍTIMO
Em busca de novas alternativas para a matriz de transporte no Brasil, os executivos do Consórcio Draga Brasil conheceram na última sexta, dia 22, na ilha de Macau, a tecnologia aplicada nos hidroplanadores, que fazem o percurso entre Macau e Hong Kong, na China, de aproximadamente 70 quilômetros, em menos de 45 minutos.
"É um meio de transporte eficiente, confortável e rápido. Estamos estudando a implantação no Rio de Janeiro para viabilizar o transporte de massa do centro da cidade para o Píer Mauá, até Recreio ou Barra e Maricá", disse João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia, uma das três empresas que compõem o Consórcio Draga Brasil. As outras são EIT e Equipav. De acordo com o consórcio, só existe outra linha de hidroplanadores no mundo, que fica na Austrália.
Além da visita ao sistema de hidroplanadores, a delegação comandada pelo ministro dos Portos, Pedro Brito, foi recebida pela Autoridade Portuária de Hong Kong e recebeu explanações sobre o funcionamento do sistema VTS (Vessell Traffic System).
Após a visita, a comitiva foi recebida pelos executivos da HIT (Hong Kong International Terminals), do grupo Hutchinson, que opera mais de 40 portos internacionais. O grupo mostrou intenção de investir em áreas brasileiras. Aproveitando o ensejo, o ministro abordou o interesse do Governo Federal em promover investimentos estrangeiros no sistema portuário brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário