Pedro Brito
O Brasil atravessa um momento muito rico em termos políticos, quando as instituições estão operando na mais absoluta tranqüilidade e experimentando grandes transformações sob o comando firme do presidente Lula. Não há sinais de espasmos ou retrocessos, embora os efeitos da crise financeira que atinge diversos países reflitam em alguns setores do nosso país. Mas não de forma contundente, nem destruidora, como vemos em algumas economias consideradas fortes, inatingíveis.
No Brasil, ao contrário, em função de uma bem estruturada política de investimentos, desfrutamos um clima de otimismo na perspectiva de um salto de desenvolvimento e prosperidade, projetando o país para uma ascensão ao patamar das nações mais poderosas do mundo.
Passamos a última semana na Ásia, entre Pequim, Xangai, Cingapura e Hong Hong, na China, no início acompanhando comitiva oficial do presidente Lula e, depois, chefiando delegação de técnicos e empresários brasileiros, na perspectiva de ampliarmos as relações sino-brasileiras. O encontro dos presidentes Lula e Hu Jintao, em Xangai, foi bem proveitoso na medida em que foram estabelecidos protocolos para aumentarmos o nível do relacionamento entre o Brasil e a China em um novo estágio.
Neste momento em que o Brasil experimenta um clima pré-eleitoral (fora de hora), em razão das eleições de 2010, observamos posicionamentos. Do Governo, mostrando o que fez, está fazendo e o que pretende fazer para diminuir, por exemplo, as desigualdades sociais, matando a fome de quem tem fome e tirando da linha de pobreza grande massa de brasileiros até então menosprezada.
A oposição, no seu papel e até de forma exasperada, destila acusações levianas como nos casos da taxação das poupanças e da CPI da Petrobras. É a democracia! O deputado Ciro Gomes, em recente desabafo na Câmara dos Deputados, foi escrachado porque exprimiu algumas verdades que muitos queriam dizer e nunca disseram. O fato é que o Brasil mudou, está mudando e continuará mudando. Para melhor, é claro!
Pedro Brito –
Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República
Nenhum comentário:
Postar um comentário