Engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto*
Depois de consolidar uma bem sucedida aliança de negócios com os chineses na área de dragagem portuária, as três empresas brasileiras, DTA, Equipav e EIT, que compõem o Consórcio Draga Brasil, retornam à China, liderando a missão empresarial agora capitaneada pelo Presidente Lula, Ministro Pedro Brito e diversas outras autoridades.
Depois de consolidar uma bem sucedida aliança de negócios com os chineses na área de dragagem portuária, as três empresas brasileiras, DTA, Equipav e EIT, que compõem o Consórcio Draga Brasil, retornam à China, liderando a missão empresarial agora capitaneada pelo Presidente Lula, Ministro Pedro Brito e diversas outras autoridades.
O vôo dos brasileiros agora é bem mais ambicioso!
Diante das metas cumpridas no porto de Itajaí e Santos por iniciar, os chineses da estatal CCCC querem agora, junto com o consórcio brasileiro, investir e implantar ambiciosos projetos portuários "green field" no Brasil , com o interesse em importar produtos brasileiros com preços mais competitivos, diante dos elevados custos da cadeia logística brasileira.
O minério de ferro, a soja e o etanol lideram esse interesse!
Diante da sinergia e do reconhecimento pelos chineses da competência demonstrada pelos parceiros brasileiros, o governo Chinês, assim como já o fez com a Petrobras, vai liberar uma linha de crédito especial subsidiado de US$ 6 bilhões, para, em quatro anos, projetar, planejar e implantar o Projeto Barnabé- Bagres, um engenhoso complexo portuário que triplica a movimentação de cargas do Porto de Santos e deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos na operação e outros 15 mil durante a implantação.
Desenvolvido para a CODESP em 1999 pela DTA Engenharia, uma das empresas que compõem o consórcio, o conceito encantou os chineses pela concepção inteligente de seu desenho, envolvendo 11 km de cais e seis milhões m2 de retroárea.
Os chineses vêem, ainda, nesse ambicioso projeto, a oportunidade para desenvolver "clusters" industriais, uma termelétrica, uma siderúrgica para pelotizar minério de ferro, um mega- estaleiro, e uma das maiores bases do mundo para o apoio offshore ao pré-sal!
Nessa linha, no dia 19/05, em Pequim, serão assinados acordos bilaterais com a presença dos presidentes Lula e Hu Jintao, e, talvez, inicie-se uma nova era no mundo portuário brasileiro, mais importante que a abertura dos portos do Brasil às nações amigas promovida por D João VI, há mais de 200 anos!
O Brasil ganha, a China ganha e a classe empresarial verá retomar investimentos fundamentais para a redução do nefasto "custo Brasil" na combalida área portuária, gerando centenas de milhares de empregos diretos e indiretos, e tirando o Brasil da modesta marca de menos de 1 % da movimentação de carga do nosso planeta!
*O autor é presidente da DTA Engenharia Ltda. com vasta vivência na Transpavi-Codrasa que, em sua época, foi considerada a maior empresa de dragagem da América Latina.
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